Qual a diferença da Clorexidina 2% e do Hidróxido de Cálcio na lavagem da cavidade dentária?

| 13 fevereiro 2023 | ID: sofs-45258
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , ,

Para realizar assepsia intra oral é recomendada a clorexidina 0,12% ou no máximo 0,2%. Valores acima desta recomendação representam risco de toxicidade. Clorexidina a 2% é recomendada para o uso extrabucal (por exemplo, para a higienização dos lábios e pele em procedimento cirúrgico)(1)

O hidróxido de cálcio tem ação antimicrobiana com um tempo de ação menor. Enquanto a clorexidina é o padrão ouro para procedimentos odontológicos. O uso do hidróxido de cálcio ou clorexidina é uma temática bastante discutida na literatura. Estudos demonstram a ação complementar do uso associado, porém a clorexidina tem um tempo de ação substancial e reconhecida.


A Clorexidina a 2% é muito utilizada para procedimento intracanal, e deve-se ter cuidado com o contato na mucosa bucal. A clorexidina não deve ser usada por tempo prolongado por causa de seus efeitos colaterais. O tempo máximo recomendado é até 15 dias. Seu uso é recomendado em procedimentos cirúrgicos, periodontite e gengivite.  O uso prolongado pode causar escurecimento da arcada dentária e alteração do paladar(2).

Bibliografia Selecionada:

1. Medeiros JMF, Ferreira GS, Lima KC, Pedron IG, Shitsuka C. Comparativo de dois protocolos de substâncias químicas auxiliares utilizados em endodontia em duas faculdades de odontologia (USP-São Paulo e UNICAMP-Piracicaba). e-Acadêmica. 2022;3(3):e3833242. [Internet]. [acessado em 3 de fevereiro de 2023]. Disponível em: https://eacademica.org/eacademica/article/view/242

2. Araujo EA, Oliveira VV. Medicações Intracanal Utilizadas na Endodontia: Uma revisão de literatura. Trabalho de Conclusão de Curso [Internet]. [acessado em 3 de fevereiro de 2023]; Universidade de Uberaba (MG). 02 de julho de 2022:35p. Disponível em: encr.pw/0qFAX