Nesta revisão, a supressão geral da flora gastrointestinal com o antibiótico rifaximin (Xifaxan) foi eficaz para a síndrome do intestino irritável (SII) com diarreia. Alguns, mas nem todos os probióticos, demonstraram eficácia para diminuir os sintomas gerais e a dor abdominal. Prebióticos não demonstraram ser eficazes em pequenos estudos.
: Pesquisadores buscaram ensaios clínicos randomizados de tratamentos com probióticos, prebióticos e rifampicina em adultos com SII. O tratamento prebiótico com frutooligossacarídeos não mostrou benefício em comparação ao placebo em 2 dos 3 estudos, embora os estudos apresentassem risco de viés e provavelmente tivessem pouco poder. O tratamento probiótico usando a combinação de Bifidobacterium longum, B. bifidum, B. lactis, Lactobacillus acidophilus, L. rhamnosus e Streptococcus thermophiles (LacClean Gold) foi mais eficaz que o placebo em 2 estudos de 130 pacientes, melhorando os sintomas globais e a dor abdominal. Dois pequenos estudos de 78 pacientes mostraram que uma combinação de 7 tipos (3 Bifidobacterium, 3 Lactobacillus e 1 Streptococcus) é mais eficaz que o placebo. A combinação de L. paracasei ssp paracasei F19, L. acidophilus La5 e B. lactis Bb12 (3 estudos, 269 pacientes) não encontrou benefício em relação ao placebo. Cinco estudos de 1805 pacientes com SII e diarreia encontraram benefício com a antibiótico rifamixina não absorvido (RR 0,84 IC95% 0,79-0,90).
Ford AC, Harris LA, Lacy BE, Quigley EM, Moayyedi P. Systematic review with meta‐analysis: the efficacy of prebiotics, probiotics, synbiotics and antibiotics in irritable bowel syndrome. Aliment Pharmacol Ther 2018;48(10):1044-1060. Disponível em: https://eprints.whiterose.ac.uk/165996/
Que combinação, espécie ou linhagem específica de probióticos é eficaz para a SII ainda é, na maior parte, incerta. A rifaximina tem eficácia modesta na melhora dos sintomas em pessoas com a SII.