O uso de fórmula infantil hidrolisada reduz o risco de diabetes tipo 1 em crianças com suscetibilidade a doenças genéticas?

| 01 out 2021 | ID: poems-44127

Área Temática:

Questão Clinica:

O uso de fórmula infantil hidrolisada reduz o risco de diabetes tipo 1 em crianças com suscetibilidade a doenças genéticas?
Resposta Baseada em Evidência:

Este estudo não encontrou diferença significativa no risco de desenvolver diabetes tipo 1 em crianças com suscetibilidade genética com o uso de uma fórmula infantil hidrolisada em comparação com uma fórmula convencional à base de leite de vaca.

Alertas:

Contexto:

Evidências de estudos fisiopatológicos e observacionais sugerem que a exposição a certas proteínas no início da infância pode aumentar o risco de diabetes tipo 1 em crianças com suscetibilidade genética. Esses pesquisadores identificaram recém-nascidos considerados de alto risco para diabetes tipo 1 por causa de um parente de primeiro grau com diabetes tipo 1 (DM1) e um genótipo específico de antígeno leucocitário humano. Todas as mães foram incentivadas a amamentar inicialmente pelo tempo que desejassem individualmente. Nos dois grupos, 50% a 60% das mães amamentaram durante 6 meses. Lactentes elegíveis receberam aleatoriamente (alocação oculta) desmame orientado para uma fórmula à base de caseína extensamente hidrolisada ou para uma fórmula de controle composta por 80% de proteína de leite de vaca intacta e 20% de proteína de leite hidrolisada. Ambas as fórmulas tinham um sabor e cheiro semelhantes. Os indivíduos que avaliaram os resultados permaneceram mascarados na atribuição do grupo de tratamento. O acompanhamento completo ocorreu em 97% dos participantes por uma mediana de 11,5 anos. Usando análises por intenção de tratar e por protocolo (exposição à fórmula do estudo por 60 dias ou mais e sem exposição a alimentos protéicos de bovinos), nenhuma diferença significativa ocorreu no desenvolvimento de diabetes tipo 1 na intervenção versus grupo de fórmula convencional (8,4% vs 7,6%; diferença de 0.8% [95% IC, -1,6% a 3,2%]). A hazard ratio para DM1 ajustada para o grupo de risco de antígeno leucocitário humano, duração da amamentação, duração do consumo da fórmula do estudo, sexo e região do centro de estudo enquanto recebia intervenção como um efeito aleatório, foi 1,1 (95% IC, 0,8 a 1,5; P = 0,46). Também não houve diferença significativa na mediana da idade no diagnóstico. Crescimento linear semelhante e ganho de peso ocorreram nos dois grupos de tratamento.

Referencia

Writing Group for the TRIGR Study Group, Knip M, Akerblom HK, et al. Effect of hydrolyzed infant formula vs conventional formula on risk of type 1 diabetes. The TRIGR randomized clinical trial. JAMA 2018;319(1):38-48. Disponível em: https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2667723

Comentários:

Entre os lactentes em risco de diabetes tipo 1, o desmame com uma fórmula hidrolisada em comparação com uma fórmula convencional não reduziu a incidência cumulativa de diabetes tipo 1 após acompanhamento médio por 11,5 anos. Esses achados não sustentam a necessidade de revisar as recomendações alimentares para bebês em risco de diabetes tipo 1.

Data de acesso:

Endereço:

https://jamanetwork.com/journals/jama/fullarticle/2667723

Número, Data e Autoria:

Luciano N. Duro, abril 2020