Nas revisões que buscamos não é citado alterações da libido como ação direta da metformina. Pode ocorrer alguma alteração indireta como fraqueza, que está entre os efeitos adversos citados.(1)
A metformina geralmente é recomendada como droga de escolha para farmacoterapia inicial em diabetes tipo 2.(1)
A insulina (com ou sem metformina ou outros agentes) geralmente recomendada como terapia inicial para hiperglicemia sintomática.(1)
Orientação familiar: A família deve ser envolvida na variação de tratamento em condições crônicas, como diabetes mellitus e nas mudanças de hábitos de vida, pois o ambiente em que todos vivem pode ser de risco para outras pessoas desenvolverem diabetes. Portanto alimentação adequada e atividade física são benéficos para todas as pessoas (Promoção da Saúde) e não precisam adoecer para começar a mudar seus hábitos.
Competência cultural: A dieta e atividades físicas propostas para uma pessoa com Diabetes Mellitus, devem respeitar os seus hábitos. O serviço de saúde, especialmente de Atenção Primária à Saúde (APS) deve compreender (ouvir) a realidade de cada um, da sua família e comunidade.
SOF relacionada:
O que fazer diante de um paciente com diabetes mellitus com controle glicêmico ruim?
1. DynaMed. Ipswich (MA): EBSCO Information Services. 1995. Record No. 900968, Metformin for diabetes. Disponivel em: http://psbe.ufrn.br/index.php?option=com_content&view=article&id=33&Itemid=246