O uso de metformina é seguro em pacientes com cirrose compensada, sendo considerada a primeira opção medicamentosa nesses pacientes. Essa posição baseia-se em estudos clínicos observacionais que demostraram que o uso de metformina em pacientes com cirrose é seguro e até mesmo benéfico, com redução de hepatocarcinoma e mortalidade, mesmo em pacientes com escore Child B ou C. A mesma recomendação é válida para pacientes com esteatohepatite não alcóolica (NASH), situação comumente associada à elevação de transaminases.
Os fabricantes indicam que o uso de metformina deve ser evitado em pacientes com hepatopatia grave, pelo risco de acidose lática. No entanto, na literatura, os casos de acidose lática em diabéticos com cirrose usando metformina ocorreram em pacientes que utilizavam álcool ativamente. Nessa população – doença hepática e uso de álcool, o uso de metformina não é seguro. Também não é prudente e deve ser evitado o uso de metformina em pacientes com perda rápida e progressiva de função hepática ou com doença renal associada.
Zhang X, Harmsen WS, Mettler TA, Kim WR, Roberts RO, Therneau TM, Roberts LR, Chaiteerakij R. Continuation of metformin use after a diagnosis of cirrhosis significantly improves survival of patients with diabetes. Hepatology. 2014 Dec;60(6):2008-16. Disponível em: https://aasldpubs.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1002/hep.27199