Não. Quem pode doar são as pessoas com peso de no mínimo 50 quilos, entre 18 e 69 anos. Entre 16 e 17 anos, com o consentimento formal do responsável legal, também podem ser aceitos candidatos à doação de sangue.
Não podem doar, pessoas que tiveram diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade, as mulheres grávidas ou amamentando, pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue como aids, hepatite, sífilis e doença de chagas, usuários de drogas e aquelas que tiveram relacionamento sexual com parceiro desconhecido ou eventual, sem uso de preservativos¹.
1 BRASIL. Ministério da Saúde. Site do Ministério da Saúde. Doação de Sangue, 2014. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/13355-ministerio-da-saude-lanca-nova-campanha-de-doacao-de-sangue>.
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. Manual de orientações para promoção da doação voluntária de sangue / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção a Saúde. Departamento de Atenção Especializada e Temática. – 1. ed., 1. reimpr. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_orientacoes_promocao_doacao_voluntaria_sangue.pdf
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Site do Ministério da Saúde. Doação de Sangue, 2016. Disponível em: <http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/principal/agencia-saude/26465-ministerio-da-saude-promove-a-semana-nacional-da-doacao-de-sangue>.