O tratamento do herpes zoster inclui dois aspectos principais: o uso de antivirais e o manejo da dor. O aciclovir é a medicação antiviral mais utilizada. Outras opções, como valaciclovir e fanciclovir, possuem uma posologia mais confortável, porém tem custo mais elevado.
O tratamento deve ser realizado por sete dias. As doses recomendadas são:
Aciclovir 800 mg, cinco vezes ao dia; Valaciclovir 1000 mg, três vezes ao dia; Fanciclovir 500 mg, três vezes ao dia.
A medicação antiviral deve ser iniciada em até 72 horas do início dos sintomas. Após esse período, se ainda houver surgimento de novas lesões, indicando replicação viral, pode-se considerar o tratamento com os antivirais. Contudo, não há benefício no tratamento quando todas as lesões já estiverem em fase de crosta.
Para o manejo da neurite aguda, pode-se fazer uso de paracetamol, dipirona ou anti-inflamatórios não-esteroides. No caso de dor moderada a grave, pode-se associar analgésicos opióides, como codeína ou tramadol. Para dor muito intensa pode ser necessário o uso de morfina. Não é recomendada a prescrição de corticoide oral, pois não há benefício no seu uso, além de aumentar o risco de infecção bacteriana secundária. Também não há evidência para o uso de antidepressivos tricíclicos para o manejo da dor aguda.
1. Albrecht MA, Sexton DJ. Treatment of herpes zoster in the immunocompetent host. Waltham (MA): UpToDate, 2016. Disponível em: http://www.uptodate.com/contents/treatment-of-herpes-zoster-in-the-immunocompetent-host
2. Bolognia J, Jorizzo J, Rapini RP. Dermatology. 3rd ed. St. Louis (MO): Mosby, 2012.
3. Duncan BB, et al. Medicina ambulatorial: condutas de atenção primária baseadas em evidências. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2013.
4. Dynamed. Herpes zoster [Internet]. Ipswich (MA): EBSCO Publishing, 2016. Disponível em: http://www.dynamed.com/topics/dmp~AN~T113997/Herpes-zoster