BVS Atenção Primária em Saúde
Traduzindo o conhecimento científico para a prática do cuidado à saúde
Vacinas para gripe talvez não possam prevenir a gripe em adultos saudáveis
|
11 dez 2014 |
ID: poems-36
Área Temática:
Questão Clinica:
As vacinas previnem gripe em adultos saudáveis?
Resposta Baseada em Evidência:
Não existem evidencias suficientes para decidir se a rotina de vacinação para prevenir a gripe em adultos saudáveis é eficaz. A vacinação da gripe não atinge o número de pessoas que necessitam ir ao hospital ou ficar tempo fora do trabalho (os períodos acima foi de 3 meses após a vacina).
Alertas:
A vacinação contra a gripe evita 80% dos casos, na melhor das hipóteses (no quais foram confirmados por testes de laboratório e utilizavam vacinas diretamente contra as cepas circulantes), mas em apenas 50% quando a vacina não coincidia e 30% contra gripe como doença. Algumas vacinas causam dor e vermelhidão no local da injeção (NNH*1), dores musculares (NNH 27), e outros muito raros danos graves como paralisia transitória. *NNH=numero necessário para tratar para causar danos a um individuo.
Contexto:
Gripe é uma doença comum que se espalha rapidamente e regularmente desenvolve novos tipos. A cada ano afeta entre 10-20% da população. As pessoas consideradas em risco,(profissionais de saúde, pessoas com idade a cima de 65 anos, com doenças respiratórias crônicas,doença coronariana, diabetes, doença renal crônica e câncer) são oferecidas vacinas para prevenir complicações e como medida de saúde pública em muitos países.
Apesar da gripe ser uma doença prevalente, altamente contagiosa e com complicações com alta mortalidade, as pesquisas não conseguem comprovar a eficácia das vacinas em adultos saudáveis em relação às hospitalizações e ao absenteísmo.
Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, julho 2010.