Quando está indicado o uso de derivação ventrículo peritonial para o tratamento de hidrocefalia de pressão normal?

| 21 dezembro 2009 | ID: sofs-3527
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:

O único tratamento definitivo possivelmente efetivo para hidrocefalia de pressão normal (HPN) é a realização de derivação liquórica (ex: derivação ventrículo peritonial – DVP). No entanto, uma revisão sistemática da Cochrane mostrou que a ausência de ensaios clínicos randomizados torna difícil concluir se o uso de DVP para o tratamento da HPN é efetivo ou não (1). Frente a um paciente com HPN, deve ser avaliada a presença de preditores de boa ou má resposta à instituição de DVP.

Preditores de boa resposta:

Preditores de má resposta:

De acordo com revisão do Uptodate 17.1, sugere-se que pacientes com evidência clínica e de imagem (RNM) sugestiva de HPN, resultado positivo de um dos testes diagnósticos (ex: “tap test”/teste de drenagem de liquor) e ausência de preditores de má resposta, sejam submetidos à DVP (2). (grau D)


Bibliografia Selecionada:

  1. Esmonde Thomas, Cooke Stephen. Shunting for normal pressure hydrocephalus (NPH). Cochrane Database of Systematic Reviews. In: The Cochrane Library, Issue 3, Art. No. CD003157. Disponível em: http://cochrane.bvsalud.org/doc.php?db=reviews&id=CD003157 Acesso em 23/fevereiro/2015.
  2. Graff-Radford NR. Normal pressure hydrocephalus [Internet]. Waltham, MA: UpToDate; 2009 [cited 2009 Dec 21]. Disponível em:  http://www.uptodate.com/patients/content/topic.do?topicKey=~ntnBjvfOAOek0fh