Como se desenvolve o pólipo endometrial, quais seus sintomas e sua relação com o câncer?

| 21 dezembro 2009 | ID: sofs-3506
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: ,
Graus da Evidência:
Recorte Temático:

O endométrio é a camada interna do útero em que o embrião se fixa e que descama na menstruação. Pólipos são saliências sólidas de tamanho variável, em geral de 0,5 a 3,0cm, e podem ser solitários ou múltiplos.
A causa de seu aparecimento parece estar ligada a fatores hormonais e genéticos.
Muitas vezes, eles não apresentam sintomas. Em alguns casos podem causar sangramento fora do período menstrual (inclusive na menopausa) ou sangramento excessivo durante a menstruação. Embora menos frequente, ocorre também de pólipos grandes saírem pelo canal do colo uterino e ficarem “estrangulados”, prejudicando sua circulação e gerando uma reação conhecida como necrose.
Algumas vezes, a presença de pólipos está associada com a proliferação (hiperplasia) do endométrio, que é relacionada ao câncer endometrial.
Quando não há hiperplasia, o pólipo raramente pode dar origem ao câncer. Em caso de detecção de pólipos uterinos, o mais indicado é seguir acompanhamento com seu médico.


Bibliografia Selecionada:

  1. Crum CP. Aparelho genital feminino. In: Cotran RS, kumar V, Collins T. Robbins patologia estrutural e funcional. 6a ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan; 2000. p. 928-978.