Quais são os principais sinais e sintomas de intoxicação por agrotóxicos que o Agente Comunitário de Saúde deve observar durante visitas domiciliares aos agricultores?

| 30 outubro 2009 | ID: sofs-3316
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , , ,

Nos casos de intoxicação aguda (ou seja, recente) os sintomas mais comuns são: dor de cabeça, irritação na pele, enjoos e tonturas.
Nos casos mais graves, a dor de cabeça é muito intensa, ocorre sensação de “dormências” e “formigamento” pelo corpo, vômitos, dores abdominais, fraqueza generalizada, falta de ar, salivação, suores intensos, diminuição do nível de consciência e convulsões.
O Agente Comunitário de Saúde (ACS) deve ficar atento para manifestação de sintomas na família e em outros colegas de trabalho do agricultor.
O atendimento médico deve ser imediato!

 

 


SOF Relacionadas:

  1. Quais são os principais sinais e sintomas da intoxicação por agrotóxicos?
  2. Quais os principais problemas de saúde dos trabalhadores que têm contato intenso com agrotóxicos utilizados em plantações de morango, uva, maçã e pêssego?
  3. Quais são os principais sinais e sintomas da intoxicação por agrotóxicos?
  4. Existe alguma relação entre exposição a agrotóxico e desenvolvimento de câncer?
  5. Quais são as estratégias de prevenção que os agentes de saúde devem utilizar para evitar casos de intoxicação pelo uso de agrotóxicos?
  6. Existe algum manual com orientações quanto a exposição a agrotóxicos?
  7. Qual o papel do Agente Comunitário de Saúde na orientação dos trabalhadores rurais expostos aos agrotóxicos?
  8. Qual é a melhor forma da equipe de saúde realizar ações de promoção e prevenção de casos de intoxicação por agrotóxicos entre agricultores?

Bibliografia Selecionada:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. Diretrizes para atenção integral à saúde do trabalhador de complexidade diferenciada: protocolo de atenção à saúde dos trabalhadores expostos a agrotóxicos. Brasília: Ministério da Saúde; 2006. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/protocolo_atencao_saude_trab_exp_agrotoxicos.pdf  Acesso em: 30 outubro 2009.