BVS Atenção Primária em Saúde
Traduzindo o conhecimento científico para a prática do cuidado à saúde
Anti-depressivos são eficazes para dor neuropática
|
11 dez 2014 |
ID: poems-32
Área Temática:
Questão Clinica:
Anti-depressivos são eficazes para dor neuropática?
Resposta Baseada em Evidência:
Ambos, anti-depressivos tricíclicos(TCAs) e venlafaxina proporcionam alivio da dor neuropática (NNT*=3.6 e 3.1 respectivamente). Este efeito é independente de qualquer efeito da depressão. Existem evidencias muito limitadas que inibidores da recaptação da serotonina (SSRIs) talvez sejam eficazes, mas o número de participantes foi insuficiente para calcular NNTs grande. *NNT=numero necessário para tratar o beneficio de um individuo.
Alertas:
O NNH* para os principais efeitos adversos, definiu como um evento que conduziu para a retirada de um estudo, foi 28 amitriptilina e 16.2 para venlafaxina. O NNH para menores efeitos adversos como: sonolência, tontura, boca seca e constipação foi 6 para amitriptilina e 9.6 para venlafaxina. *NNH=numero necessário para tratar e causar dano a um individuo.
Contexto:
Dor neuropática pode ser muito incapacitante, grave e intratável, causando angústia e sofrimento para as pessoas, incluindo disestesia e paraestesia. Por muitos anos anti-depressivos foram usados para controlar a dor neuropática, e são normalmente escolhidos como tratamento de primeira escolha. No entanto não está claro qual anti-depressivo é mais eficaz, como SSRIs e venlafaxina, podem desempenhar um papel no tratamento de dor neuropática e quais efeitos adversos que os pacientes experienciam.
Como as evidencias são muito limitadas que inibidores da recaptação da serotonina (SSRIs) da sua eficácia no tratamento da dor neuropática, em função dos números de participantes ser insuficiente e os tricíclicos tem evidências suficientes para a sua aplicação com custos menores.
Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, julho 2010.