De acordo com revisão realizada pelo NHS Clinical Knowledge Summaries, o primeiro tratamento ambulatorial a ser realizado em ambiente de atenção primária preconizado para hiperidrose idiopática é o uso de antiperspirantes a base de sais de alumínio (“aluminium chloride hexahydrate” a 20% em álcool). Embora seu uso possa ser feito em casos de hiperidrose idiopática leve/moderada com sudorese mais importante em região axilar, a recomendação é baseada em estudos de evidência pobre e em opinião de especialistas1-3.
O tratamento da ansiedade subjacente, que pode ser um fator desencadeante da hiperidrose, também deve ser considerado. Embora medicamentos como antidepressivos, benzodiazepínicos ou propranolol por vezes sejam usados, terapias cognitivos comportamentais são preferíveis, apesar também de falta de evidência de sua efetividade2, 4. (grau D)
Na ausência de efetividade nas medidas acima sugeridas, considere encaminhamento ao especialista focal (dermatologista) para acompanhamento conjunto, visando a avaliação de outras medidas terapêuticas usualmente utilizadas na atenção secundária, como: iontoforese e uso de toxina botulínica. Alternativamente, e geralmente com última opção, considere também encaminhamento à cirurgião vascular para avaliação de possível simpatectomia1-3,5.