Informações personalizadas de risco podem levar a um pequeno aumento nas taxas do uso de testes de triagem como mamografia, mas não existem evidencias suficientes para mostrar se pessoas que recebem as informações personalizadas de risco estão tomando decisões mais bem informadas.
Fornecer informações de risco para que as pessoas possam ser mais bem informadas e possam elevar as taxas de participação em testes de triagem. Ex. PSA em homens (esses estudos abrangem homens brancos americanos que atendem a clinicas de solteiros).
Pessoas consideram que em participar de testes de triagem podem receber informações sobre riscos gerais de ter doenças ou condições, ou informações que estão adaptadas a sua condição de risco social (informações de risco personalizadas). Informações de risco personalizadas envolvem o cálculo sobre os fatores de riscos dos quaisum individuo está sujeito utilizando a formula derivada de dados epidemiológicos, e apresentando um escore de risco absoluto ou relativo, ou classificando-os em alto, médio ou baixo risco.
Os estudos demonstraram que mesmo com a comunicação de riscos personalizados tem pequenos efeitos sobre o aumento da absorção de testes de triagem e a tomada mais consciente de decisões pelas pessoas envolvidas.
Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, julho 2010.