Paciente na fase aguda de Chikungunya pode ser vacinado contra H1N1?

| 14 julho 2016 | ID: sofs-25216
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , , , , ,
Graus da Evidência:

Por se tratar de um paciente em fase aguda de uma doença febril moderada como a Chikungunya, a orientação é adiar a vacinação até a resolução do quadro clínico. Esta orientação está de acordo com o Informe Técnico do Ministério da Saúde sobre a campanha nacional de vacinação contra a influenza para o ano de 2016, que diz: “Pacientes em situação de doenças agudas febris moderadas ou graves (descrição do seu caso), recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença”.
Além disso, a vacina contra a influenza é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

SOF relacionadas:

  1. O que pode ser abordado sobre a febre Chikungunya?
  2. Como é realizado o diagnóstico e qual é o manejo clínico na febre do Chicungunya?
  3. Como se dá o processo de cronificação da Febre de Chikungunya?
  4. Como deve ser o manejo do corticóide em casos de Febre Chikungunya?
  5. Como diferenciar Dengue, Chikungunya e Zika?
  6. O que devemos saber sobre a Febre do Chicungunya?

Bibliografia Selecionada:

  1. Brasil. Ministério da Saúde. Informe Técnico – Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. 2016. Disponível em: http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2016/marco/11/informe-tecnico-campanha-vacinacao-influenza-2016.pdf. Acesso em 05 de julho de 2016.
  2. Brasil. Ministério da Saúde. Protocolo de tratamento de Influenza: 2015. Disponível em:http://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/2015/dezembro/17/protocolo-influenza2015-16dez15-isbn.pdf. Acesso em 05 de julho de 2016.