BVS Atenção Primária em Saúde
Traduzindo o conhecimento científico para a prática do cuidado à saúde
Tratamento mais efetivo para Esofagite com Inibidores da Bomba de Proton
|
11 dez 2014 |
ID: poems-25
Área Temática:
Questão Clinica:
Qual o tratamento mais eficaz para esofagite de refluxo?
Resposta Baseada em Evidência:
Terapia com inibidores da bomba de próton (IBP) é a forma mais eficaz de tratamento a curto prazo (8 semanas) da doença do refluxo gastro- esofágico (DRGE) – NNT=1 ate 2 (para PPI vs placebo). IBP é melhor do que receptores H2, mas ambos são superiores ao placebo. Existe a escassez de evidencias sobre terapia procinética, mas não há evidencias que seja melhor do que o placebo.
Alertas:
Em doses equivalentes diferentes preparações de IBP não mostram, estatisticamente, diferenças significativas nos efeitos curativos. Embora exista, aparentemente, uma persistência maior da doença quando utilizada uma dose dupla de IBP; comparada com a dose padrão, essa diferença não foi, estatisticamente, significante.
Contexto:
DRGE é um problema comum com predomínio estimado de 20% em adultos. IBP e H2RAs aliviam os sintomas reduzindo a secreção de acido no estômago.
Sendo a Doença do Refluxo Gastro-Esofágico um problema comum em adultos e os estudos mostrando que os Inibidores da Bomba de Proton podem aliviar os sintomas em períodos de tratamento curto de oito semanas, há uma aplicação muito prática em APS desse tratamento nas pessoas com esses sintomas.
Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, julho 2010.