O que é Pediculose?
É uma doença provocada pela infestação de piolhos. Pode-se encontrar os seguintes tipos de Pediculose em função dos três tipos de piolhos que parasitam o ser humano:
(a) Pediculose do Couro Cabeludo: provocada pela presença do Pediculus humanus var capitis e lêndeas presas nos fios de cabelo, atinge preferencialmente crianças em fase escolar;
(b) Pediculose do Corpo: que tem como causador o Pediculus humanus var corporis (vulgarmente conhecido como muquirana) e lêndeas que são depositadas nos pêlos e roupas dos indivíduos;
(c) Pediculose Pubiana: causada pelo Phthirus pubis (vulgarmente chamado de chato) e lêndeas que são colocadas nos pêlos pubianos.
O que é o piolho?
É um inseto que não voa, não pula, pode parasitar o couro cabeludo, corpo e região pubiana, se alimenta de sangue humano e vive em torno de 30 dias. Dependendo da espécie a fêmea pode colocar até 300 ovos durante sua vida.
Sintoma e Consequências:
Sintomas
O primeiro sintoma é uma intensa coceira no couro cabeludo, principalmente na região da nuca e atrás das orelhas.
Conseqüências
A intensa coceira no couro cabeludo pode ocasionar feridas que são portas abertas para infecções bacterianas, como impetigo, além do aparecimento de gânglios e stress que leva ao baixo rendimento escolar
A transmissão acontece:
- Pelo contato pessoal (direto) dos indivíduos infestados.
- Pelo uso coletivo de utensílios como: pente, boné, travesseiro, lenço de cabeça, presilha, almofada, etc
Ciclo de vida do piolho
Na nossa cabeça, machos e fêmeas do piolho se encontram para acasalar. É conhecido que uma fêmea de P. h. capitis pode colocar entre 50 a 250 ovos durante a sua vida adulta, que dura entre 3 a 4 semanas. Esses ovos, também conhecidos por lêndeas, são firmemente colados nos fios de cabelo principalmente próximos às orelhas e a nuca. São ovais e bem aderidos. Não podem ser confundidos facilmente com a caspa.
Os ovos ficam encubados por um período de 6 a 9 dias, saindo dele um “piolhinho”, ainda sexualmente imaturo, chamado de NINFA de primeira idade, ou primeiro estádio. Essa ninfa logo que sai do ovo já vai se alimentar. Perfura a pele do couro cabeludo e sugam o sangue, várias vezes por dia. Depois de uns 3 a 5 dias, essa ninfa troca de pele, cresce um pouco e faz assim uma muda para um segundo estádio. Mais uns 3 a 5 dias, e muda novamente para o terceiro estádio de ninfa e agora já têm praticamente o mesmo tamanho que o adulto. Sempre se alimentando várias vezes por dia.
Finalmente, essa ninfa de terceiro estádio muda de pele depois de mais 3 a 5 dias e transforma-se em adulto: macho ou fêmea. Agora sexualmente maduros, os adultos vão procurar o sexo oposto para se reproduzir. Esse tipo de metamorfose é chamada de metamorfose simples.
A seguir, a descrição de artigos com evidência cientifica comprovada sobre o tratamento mais indicado para pediculose. Os medicamentos descritos a seguir devem ser prescritos pelo médico(a) da unidade.
O medicamento mais utilizado na pediculose é a permetrina a 1% com índices de cura superiores a 90%, Grau de Recomendação A, sendo por alguns, a loção o veiculo preferido aos xampus, o couro cabeludo é lavado por duas noites, deixando a espuma por 15 a 20 minutos, devendo seu uso ser repetido em uma semana para diminuir o risco de gerar resistência. A loção pode ser utilizada deixando-a por 10 minutos, removendo-a com lavagem, devendo ser reaplicada após 7 a 10 dias. Para remoção das lendas vazias, aplica-se a solução aquosa de acido acético (diluição de vinagre branco em água em parte iguais) no couro cabeludo, por ceda de 20 minutos, lavando com xampu brando e usando pente fino. Grau de recomendação D.
Outra opção é a solução alcoólica de monos sulfiram a 25%, aplicada por duas noites consecutivas e removida com lavagem pela manhã, com repetição após 7 dias, Grau de recomendação D.
A loção de permetrina a 5% ocluída com touca por toda a noite, e repetida em um semana, e a ivermectina (disponível na rede básica, solicite a secretaria do município) via oral na dose de 200 µ/kg podem ser usadas sobretudo nos pacientes resistentes a medicações usuais, Grau de Recomendação A.
A combinação de permetrina a 1% em loção aplicada uma única vez com a administração oral de sulfametoxazol ne trimetoprima (as medicações devem ser prescritas pelo médico(a) da unidade) 3x ao dia por três dias pode ser uma alternativa para casos com múltiplas falhas terapêuticas
Grau de Recomendação A. Medidas como raspar o cabelo são desnecessárias.