Como orientar a dieta de pacientes com hipertrigliceridemia?

| 21 julho 2009 | ID: sofs-1327
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH:
Graus da Evidência:
Recorte Temático:

O tratamento inicial baseia-se sempre nas modificações do estilo de vida. Adequação da dieta, redução de peso e prática regular de exercícios físicos, além de interrupção do tabagismo, que devem ser seguidos por toda a vida.
Uma dieta adequada inclui a redução de gorduras saturadas e colesterol (carnes vermelhas, gema de ovo, leite integral, queijos amarelos, manteiga, frituras, frutos do mar, vísceras (fígado, miolo), torresmo e toucinho, embutidos). O colesterol só existe em alimentos do reino animal. As gorduras poli insaturadas, ao contrário, são benéficas ao nosso organismo e são encontradas nos óleos vegetais (girassol, canola, milho, soja), exceto azeite de dendê e gordura de coco, nas oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas) e na gordura de algumas espécies de peixe.
A gordura monoinsaturada, representada pelo azeite de oliva, também faz bem ao organismo. O consumo de gorduras mono e poli insaturadas ajuda a reduzir o colesterol total e o LDL – colesterol.
Na hipercolesterolemia, deve-se reduzir a ingestão de gorduras saturadas e colesterol. Na hipertrigliceridemia, deve-se reduzir a ingestão de açúcar, bebidas alcoólicas e carboidratos complexos (arroz, massas em geral, batata, doces).
Na dislipidemia mista (aumento de colesterol e triglicérides), devem-se restringir gorduras saturadas, colesterol e carboidratos.
Em ambos os casos, consumir maior quantidade de frutas, legumes e verduras, que além de conterem vitaminas e fibras são ricos em antioxidantes naturais. Quando apenas as modificações no estilo de vida não são suficientes para controlar a dislipidemia, o segundo passo é a terapia farmacológica.


Bibliografia Selecionada:

  1. Ettinger S. Macronutrientes: arboidratos, proteínas e lipídeos. In: In: Mahan LK, Escott-Stump S. Krause alimentos, nutrição & dietoterapia. São Paulo: Roca; 2002. p. 30-64.
  2. Santos RD. iii Diretrizes brasileiras sobre dislipidemias e diretriz de prevenção da aterosclerose do departamento de aterosclerose da sociedade brasileira de cardiologia. Arq Bras Cardiol [Internet]. 2001 [citado 2008 Nov 6];77(suppl 3):1-48. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/abc/v77s3/a01v77s3.pdf
  3. Schiavo M, Lunardelli A, Oliveira JR. Influência da dieta na concentração sérica de triglicerídeos. J Bras Patol Med Lab [Internet]. 2003 [citado 2008 Nov 6];39(4):283-88. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/jbpml/v39n4/18540.pdf