Como aplicar uma dinâmica sobre sexualidade e drogas em escolas?

| 20 julho 2009 | ID: sofs-1185
Solicitante:
CIAP2:
DeCS/MeSH: , ,
Graus da Evidência:
Recorte Temático:

O trabalho de grupos em Atenção Primária à Saúde é uma alternativa para as práticas assistenciais, assim como as oficinas. Estes espaços favorecem o aprimoramento de todos os envolvidos, não apenas no aspecto pessoal como também no profissional, por meio da valorização dos diversos saberes e da possibilidade de intervir criativamente no processo de saúde-doença de cada pessoa.
O tamanho do grupo deve considerar que o número de participantes permita que todos se manifestem e se sintam assistidos (o ideal é no máximo 12 participantes). O coordenador deve se sentir confortável com o número de pessoas e sentir que as necessidades principais dos participantes estão sendo atendidas. O seu tamanho não pode exceder o limite que ponha em risco a comunicação visual e auditiva. É importante que o coordenador tenha boa interação com o grupo e que apresente facilidade e disponibilidade afetiva para trabalhar com adolescentes dentro do contexto da sexualidade e drogas. A seguir um exemplo de dinâmica.
DINÂMICA: EXPRESSANDO A SEXUALIDADE
Objetivo: Discutir com os adolescentes as manifestações da sexualidade.
O que você irá precisar: Sala ampla e confortável, cartolinas, folhas de papel, canetas coloridas, revistas e jornais atuais, tesouras e cola. Tempo: 30 minutos.
O que você faz:
Trabalho individual:

  1. Pedir para os adolescentes pensarem em algo que tenham visto, ouvido, falado ou sentido sobre sexualidade.
  2. Solicitar que guardem para eles esses pensamentos. Não é necessário escrever.
  3. Trabalho em grupo:
  4. Formar grupos de 5 adolescentes e solicitar que conversem sobre diferentes situações em que a sexualidade é manifestada pelas pessoas e no ambiente social.
  5. Entregar revistas, jornais, folhas de papel, canetas, tesouras e cola aos grupos.
  6. Solicitar que os grupos montem um painel com as figuras, os anúncios e textos que estejam relacionados com a sexualidade.
  7. Após a elaboração do painel, pedir para cada grupo eleger um representante para explicar como foi o processo de discussão e de montagem do painel.
  8. Cada coordenador de grupo coloca seu painel em uma parede da sala e explica para o grande grupo o seu real significado.
  9. Após as apresentações dos coordenadores, abrir um debate com todos os participantes.
  10. O facilitador poderá fazer uma síntese dos tópicos apresentados e incentivar a reflexão sobre essas manifestações da sexualidade em diferentes culturas.

Pontos para discussão:
a) Por que as pessoas confundem sexualidade com sexo?
b) De que maneiras a sexualidade pode ser expressada?
c) Que sentimentos podem estar envolvidos na expressão da sexualidade?
d) O que se entende por sexualidade, sensualidade, erotismo e pornografia?
Resultados esperados:
Ter esclarecido as concepções do grupo sobre sexualidade e suas diferentes formas de expressão.

 


Bibliografia Selecionada:

  1. Afonso L. Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. Belo Horizonte: Edições do Campo Social; 2002. p. 11-59.
  2. Barreto MF. Dinâmica de grupo: história, prática e vivências. Campinas: Alínea; 2003.
  3. Munari DB, Furegato ARF. Enfermagem e grupos. Goiania: AB; 2003.