Diversos estudos relacionados ao uso de estatina em pacientes diabéticos foram encontrados, porém um Ensaio Clínico Randomizado (ECR) (Grau A) merece atenção especial, pois nele os indivíduos que fizeram parte da amostra não tinham necessariamente alteração do perfil lipídico e nem apresentavam obrigatoriamente história de doença vascular prévia. Este foi o primeiro estudo que demonstrou claramente o benefício do uso das estatinas na prevenção primária de doença cardiovascular. A redução do risco relativo para eventos cardiovasculares maiores foi similar entre os indivíduos que apresentavam e que não apresentavam doença coronariana prévia e entre os que possuíam taxas de LDL elevadas e baixas.
Os resultados desse ECR sugerem que o tratamento com estatinas parece ser benéfico na maioria dos casos de pacientes diabéticos que estão em risco significativo de desenvolver doença coronariana, independente dos níveis iniciais de LDL e independe deles já terem apresentado ou não doença cardiovascular prévia.
Outro ECR demonstrou que em indivíduos sem aumento dos níveis de colesterol LDL, o uso de atorvastatina 10mg por dia reduziu os eventos cardiovasculares quando comparado ao placebo após 3,9 anos de acompanhamento.