BVS Atenção Primária em Saúde
Traduzindo o conhecimento científico para a prática do cuidado à saúde
Ensaios clínicos sujeitos a vieses de publicação
|
06 nov 2014 |
ID: poems-105
Área Temática:
Questão Clinica:
A publicação de ensaios clínicos é influenciada pela significância estatística, percepção da importância ou direção de seus resultados?
Resposta Baseada em Evidência:
Ensaios com achados positivos são publicados com mais frequência e mais rapidamente do que os ensaios com achados negativos. Os autores da revisão previram que se 41% dos testes negativos foram publicados eles podem esperar 73% de testes positivos publicados. O tamanho do estudo e as fontes de financiamento, classificação acadêmica e gênero do investigador principal não parecem influenciar se um experimento foi publicado. O registro prospectivo de todos os ensaios clínicos no início e antes de os seus resultados se tornarem disponíveis permitiria autores de revisão saberem quando os ensaios relevantes foram realizados, para que eles pudessem pedir os investigadores responsáveis por dados relevantes dos estudos.
Alertas:
Estas revisões sistemáticas conduzidas deveriam garantir a avaliação dos possíveis problemas de viés de publicação, em sua revisão, e considerar métodos para resolver este problema, garantindo uma ampla pesquisa para tanto ensaios publicados quanto não publicados.
Contexto:
A tendência dos autores para submeter artigos, e de revistas para aceitar manuscritos para publicação, com base na direção e força dos resultados do estudo foi denominada "viés de publicação”. Tal viés pode ameaçar a validade das conclusões de uma revisão sistemática.
A não publicação de estudos com achados negativos, além de não contribuir para o avanço da ciência, prejudica o conhecimento de todos os fatores relacionados a prevenção, propedêutica e tratamento de pacientes. O “viés de publicação” interfere na prática clínica, e nas próprias revisões sistemáticas. É necessário ter em mente que mesmo elas estão sujeitas a falhas, especialmente por dificuldade de acesso a estudos disponíveis (por idioma, acesso ou meios de publicação).
Tradução e comentários da Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade, julho 2010.